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  • flaviazerbinato

3 coisas que podem prejudicar uma campanha de Advocacy Marketing

Milhares de empresas B2C e B2B já usaram o Advocacy Marketing pelo mundo (também conhecido como "Programas de embaixadores de marca").


Esses programas são muito populares porque funcionam! Eles são uma forma comprovada e altamente econômica de impulsionar o alcance e as vendas - especialmente em uma época em que a maioria das pessoas ignora e/ou não confia nos anúncios.



No entanto, alguns erros podem ser fatais que levam à queda do programa de advocacy marketing.


1. NÃO CONVIDAR COLABORADORES E CLIENTES O SUFICIENTE E DE MANEIRA ADEQUADA PARA PARTICIPAR DO PROGRAMA.


Quanto mais clientes satisfeitos ou colaboradores engajados você tiver espalhando um boca a boca positivo sobre sua marca e seus produtos, melhor.


No entanto, algumas empresas convidam apenas uma fração de seus clientes para ingressar em seus programas de defesa ou não sabem comunicar o programa de maneira efetiva para seus colaboradores.


A fórmula é simples:


Mais embaixadores = Mais alcance e vendas


A ideia é construir um “Exércitos de Embaixadores” e manter-se convidando-os continuamente a se juntarem ao programa através de vários pontos de contato, como e-mail, aplicativos da empresa, redes sociais, fóruns, etc.



2. CONTINUAR A FAZER OS MESMOS TIPOS DE DESAFIOS.


A melhor prática para não cansar e desincentivar seus embaixadores é variar os tipos de desafios e prêmios. Misture desafios leves ou fáceis, como pesquisas simples, compartilhamento de desafios e conteúdos da marca, questionários, e mais.


Em vez de pedir constantemente aos embaixadores que façam coisas por você, você deve pensar nisso como um relacionamento. E como qualquer relacionamento, vale a pena se envolver em uma pequena “conversa fiada” com seus embaixadores, para que eles se sintam envolvidos com a empresa.


3. NÃO PROMOVER A PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA DE ADVOCACY MARKETING.


Lembra daquela aula de marketing que você fez sobre segmentação de mercado?


Os embaixadores de marca não são iguais aos outros clientes.


Eles são mais entusiasmados, mais leais e mais engajados. Ou melhor, até trabalham na sua empresa e conhecem o produto com propriedade! Eles estão dispostos e ansiosos para contar a seus amigos e familiares sobre sua marca e produtos. Eles já estão fazendo isso e agora você os recompensa por isso!


Faça agora mesmo o Advocacy Marketing ser uma prioridade na sua estratégia!

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